Design-Gráfico-rq comunicacao

Design Gráfico

Design Gráfico é a área de conhecimento e a prática profissional específicas relativas ao ordenamento estético-formal de elementos textuais e não-textuais que compõem peças gráficas destinadas à reprodução com objetivo expressamente comunicacional.

É uma forma de comunicar visualmente um conceito, uma ideia, por meio de técnicas formais. Podemos ainda considerá-lo como um meio de estruturar e dar forma à comunicação impressa, em que, no geral, se trabalha o relacionamento entre ‘imagem’ e texto. No início do século XXI, a participação do design gráfico expandiu-se para os meios digitais, sendo utilizado na criação de sites, portais eletrónicos, softwares e diversas outras áreas relacionadas ao design digital.

Trata-se de uma profissão levada a cabo pelo designer gráfico, que estende a sua área de ação aos diversos meios impressos e digitais de comunicação, resultando, mais concretamente, nas seguintes aplicações:

• Identidade corporativa (branding);
• Design de embalagem (ou packaging design);
• Design editorial;
• Design Digital;
• Web Design;
• Design de interação;
• Design de jogos;
• Sinalética (ou sinalização);
• Tipografia.

A função de um designer gráfico é atribuir significados ao artefato por meio de sua aparência, ou seja, o profissional induz o usuário a ver o artefato de determinada maneira, associando-lhe conceitos abstratos como estilo, status, identidade.

O designer gráfico é, convenientemente, um conhecedor e utilizador das mais variadas técnicas e ferramentas de desenho, mas não só. Tem como principal moeda de troca a habilidade para aliar a sua capacidade técnica à crítica e ao repertório conceitual, sendo fornecedor de matéria-prima intelectual, baseada numa cultura visual, social e psicológica.

Não é apenas um mero executante, mas sim um condutor criativo que tem em vista um objetivo comunicacional alcançado quase sempre por meio de metodologias projetuais que o auxiliam a projetar.

O profissional da área de Design Gráfico cria projetos de comunicação visual e novos produtos e embalagens, desenha logotipos, formata qualquer tipo de material visual – para offline ou online – como panfletos, outdoors, páginas da internet, etc.

O que faz um profissional formado em Design Gráfico?
Algumas das principais atividades desempenhadas por um designer gráfico são:

  • Criação e produção de animações para o meio digital.
  • Criação de logotipos, marcas e embalagens.
  • Definição da aparência e formato de páginas de jornais e revistas (cores, formatos, tamanhos e tipos de letras e de papel).
  • Criação visual de sites, blogs, banners para a internet.
  • Planejamento e desenvolvimento de anúncios, panfletos, cartazes e vinhetas para a TV.
  • Identidade Visual da empresa

Ele também pode atuar na área de Design de Produtos, desenhando novos produtos para diversas áreas, levando em conta os aspectos funcionais, estéticos e utilitários do objeto. O designer gráfico pode ainda desenhar móveis, joias, vestuário, equipamentos médicos e odontológicos, peças para maquinário industrial, eletrodomésticos, entre outros.

Tudo depende do que você almeja o no que deseja se especializar a partir do momento que inicia a trajetória na área. Afinal, as possibilidades são múltiplas.

Como é o perfil do profissional formado em Design Gráfico?

Ter afinidade com desenho e gostar de arte de uma forma geral são características desejáveis do profissional que pretende seguir carreira em Design Gráfico. Por isso, os designers gráficos costumam ser pessoas com afinidade no meio das artes, possuindo sensibilidade bastante aguçada.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

agenda-personalizado 2022
Wind-Banner-A-Mídia do Momento
Wobbler promocional
flag-ball-01 bandeira